-
Arquitetos: Espacio 18 Arquitectura
- Área: 445 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Cemex, Interceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante a Pandemia, Andrea e Adrian, um jovem casal de Ottawa decidiu viajar pelo mundo para encontrar inspiração. Eles visitaram várias cidades interessantes, mas no final, Tulum fez com que decidissem ali criar um lar. Visitando o Cenote Suytun em Yucatan, o lugar poderoso gerou o conceito: habitar uma caverna com luz zenital, onde o luxo está na naturalidade e na qualidade espacial.
O lugar escolhido para criar a Villa Cava foi Aldea Zamá, um loteamento exclusivo dentro da selva maia, a 15 minutos da praia e da zona arqueológica. A ideia do projeto era criar uma casa cheia de espaços sensoriais que pudessem ser compartilhados com pessoas em busca de experiências únicas no mundo. Um lugar de encontro, reunião, descanso, inspiração e crescimento pessoal.
Ao entender o contexto e as normas de construção, as árvores existentes orientaram o traçado a casa, assim como as vistas da floresta, em relação às quais o terreno tem uma localização privilegiada com duas áreas de reserva natural na frente e nos fundos. Queríamos nos distanciar desde o início de um projeto sem sentido, com o desejo de propor uma arquitetura que demonstrasse que, fazendo bem as coisas, é possível criar projetos que também são rentáveis.
Os materiais escolhidos foram pensados para se misturarem com o contexto imediato, entendendo que se trata de uma área úmida e chuvosa com possíveis furacões. Criamos uma fortaleza que vai se revelando gradualmente e se desdobra para se mostrar completamente como uma escultura esculpida. O concreto e a madeira criam o equilíbrio para gerar calor interior para os usuários e para marcar os percursos pelo projeto. Além disso, o projeto de interiores de Kayla Pongrac transformou o projeto em um lar.
A Villa Cava é uma escultura habitável, que vai sendo descoberta através de um portal de concreto que leva à área do lobby que, por sua vez, é iluminada de forma zenital através de uma piscina. Os efeitos da água e da luz sobre as paredes são acolhedores. No térreo há um estúdio, banheiros e a área social. Os espaços são percorridos com estímulos multissensoriais, e as mudanças de pé direito comprimem e expandem a sensação do usuário para revelar as diferentes áreas do programa.
No pavimento superior fica a área privada com os dormitórios e o quarto principal, que tem uma grande janela que cria uma pintura natural em orientada para a floresta. Além disso, na cobertura, se aproveita a vista da reserva frontal para estabelecer uma segunda área social. A casa é projetada como um lugar onde pessoas de diferentes partes do mundo podem viver juntas e socializar ou permanecer independentes nos diferentes espaços criados no projeto.
A Villa Cava é o resultado da inércia de muitas pessoas talentosas para criar o resultado final, um grande casal procurando um lar, a paisagem criada por uma empresa local, os empreiteiros, a colaboração de uma grande designer de interiores e muitas outras pessoas que tornaram isso possível. A visão de Adrian é criar lugares inteligentes onde, através de um fundo, as pessoas possam investir e criar espaços experimentais únicos em todo o México, sempre sob a filosofia da arte, da função e do respeito ao contexto.